Instituto Pensar - Socialistas declaram apoio, mas destacam vigilância sobre gestão de Decotelli

Socialistas declaram apoio, mas destacam vigilância sobre gestão de Decotelli

por: Nathalia Bignon


A indicação de Carlos Alberto Decotelli para o cargo de ministro da Educação (MEC) mobilizou parlamentares logo após o anúncio de seu nome pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), demonstrando a expectativa sobre o trabalho que o substituto de Abraham Weintraub terá à frente da pasta. A nomeação dele foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União no fim da quinta-feira (25).

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 25/06/2020 Edição: 120-A Seção: 2 - Extra Página: 1

Órgão: Atos do Poder Executivo

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

DECRETO DE 25 DE JUNHO DE 2020

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I, da Constituição, resolve

NOMEAR

CARLOS ALBERTO DECOTELLI DA SILVA, para exercer o cargo de Ministro de Estado da Educação.

Brasília, 25 de junho de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO


"Espero que o novo ministro da Educação consiga superar os retrocessos da pasta na última gestão e dar a devida importância à área. Vários desafios estão postos, como a realização do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e a aprovação do novo Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] voltado para a educação básica”, declarou o presidente do PSB, Carlos Siqueira, citando as urgências da pasta.

‘Chega de perder tempo!’

Ex-presidente da Comissão de Educação da Câmara, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), afirmou que espera ver soluções para o setor.”Torço, sinceramente, que o novo Ministro consiga avançar na pauta da Educação. Até aqui, Governo Bolsonaro tratou a área como um problema e não como solução. Esperamos que a educação seja um valor central e estratégico para o desenvolvimento do Brasil. Chega de perder tempo!”.

Vigilância

Aliel Machado (PSB-PR) fez questão de declarar seu apoio, ao mesmo tempo em que reafirmou seu trabalho de vigilância sobre os temas relacionados à educação. "Decotelli tem experiência e competência. Desejo sorte ao novo ministro e espero que sua gestão seja pautada pelo diálogo e pelo respeito às instituições. Vou continuar nosso trabalho de fiscalização e independência, ao tempo que serei aliado quando se tratar do avanço da Educação”, disse o parlamentar.

Mais eficiência

Atuante do segmento da educação, o deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) fez questão de demonstrar a lista de desejos em relação à nova gestão. "O Ministério da Educação perdeu um ano em uma cruzada ideológica que só atrapalhou o país. Desejo sucesso ao novo ministro Carlos Alberto Decotelli. Que reabra as portas do MEC para o diálogo e consiga fazer nossa educação mais eficiente. Estamos dispostos a contribuir”, enfatizou.

Distância do Olavismo

Do mesmo modo, João H. Campos (PSB-PE) reforçou seu empenho para o avanço das pautas, independente de posicionamentos políticos. "Faço oposição ao governo Bolsonaro, mas sempre trabalharei pela educação pública brasileira. Por isso desejo uma boa gestão para o novo Ministro da educação, Carlos Alberto Decotelli. Que tenha pulso para desfazer os estragos feitos por seus antecessores”, declarou, desejando que o novo ministro "passe distante das maluquices dos discípulos de Olavo de Carvalho, que ocupam cargos altos no MEC”.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: